Está pensando em adquirir um sistema ERP para gestão da sua empresa? Veja as 5 coisas que você precisa saber antes de contratar um ERP…

 

1. A implantação do sistema é o momento mais trabalhoso

O início sim é o momento que mais trabalhamos, por um fato simples: ele está vazio e precisa ser alimentado. Na implantação é que se informa dados básicos da empresa, como os próprios dados, cadastro de produtos, clientes e fornecedores.

Em toda a utilização do sistema, ele será alimentado com as informações da empresa, porém o início é mais estrutural, por isso demanda um esforço maior.

 

2. Adquirir um ERP não isenta sua dedicação com a organização do estoque físico

Ouvimos muito essa frase “quero organizar o meu estoque…”. E um sistema ERP te ajudará a fazer isso sim, pelo controle de notas de entrada e saída, que repõe o produto ou da baixa automaticamente.

Porém, o estoque no sistema só será reflexo do seu estoque físico, ou seja, você precisará organizar seu estoque físico para ter um bom controle do estoque pelo sistema. Se todas as movimentações do seu estoque forem registradas no sistema, todo seu estoque estará alinhado.

 

3. Ter um suporte a dúvidas é primordial

Pode ser que essa opção nem seja algo importante pra você hoje, mas será quando tiver qualquer dificuldade e dúvida. O suporte de um sistema ERP é muito importante, e antes de fechar qualquer contrato é necessário verificar como ele vai funcionar.

Em muitos casos, o suporte é apenas mediante pagamento, em outros já é algo incluso no pacote. Preste muita atenção nisso, antes de tomar qualquer decisão de qual solução adquirir, verificando ainda com empresas que já são clientes… Aí sim, você entenderá se o suporte do sistema funciona ou não.

 

4. Nem toda sua equipe estará feliz com a decisão de ter um ERP

Como qualquer mudança, geralmente não é aceita por todos, e nesse caso não é diferente. Quando você decide em adquirir um sistema ERP, nem todos vão comprar essa ideia com você.

Mas não desanime, ter um sistema ERP vai fazer toda sua equipe ter mais controle sobre os processos e você mais gestão deles. Ainda que alguns não tenham uma visão clara sobre a importância de crescer e melhorar, pesquise, procure entender o quanto um sistema de gestão poderá auxiliar no seu dia-a-dia.

 

5. É um investimento e não um custo

Porque vai trazer maior controle das suas finanças! Então, organizando suas finanças com o sistema ERP, você deixará de gastar no que antes passada despercebido por você.

Um sistema de gestão vai lhe ajudar inclusive a perceber aquilo que está lhe custando muito. Assim é possível rever as suas prioridades aonde se está investindo.

 

Gostou das nossas dicas para pensar antes de contratar um sistema ERP? Veja as nossas soluções em gestão para sua empresa, em um sistema simples e ao mesmo tempo completo!